O bolo comemorativo
Esta comemoração natalícia da Casa dos Açores do Ontário que foi inserida nas festividades da XV Semana Cultural Açoriana que culminou com um jantar de gala na noite de sábado, dia 10 de Novembro, no seu salão nobre da sua sede social. Muita gente presente além dos convidados de honra dos quais destacamos Jack Oliveira, administrador do sindicato Liuna/Local 183, Ana Bailão e César Palácio vereadores da Câmara Municipal de Toronto; o chanceler Manuel de Sousa do Consulado Geral de Portugal em Toronto em representação do cônsul Julio Vilela; os deputados, Andrew Cash e Jonas Schein, federal e provincial, respectivamente; Cristina Martins, presidente da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos; Katia Caramujo em representação da ACAPO-Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário; Ana Ochôa, gerente dos escritórios da Caixa Geral de Depósitos em Toronto e os directores do BPI, Marco Figueiredo e Rui Cruz, este último de Portugal. Também convidados foi o pioneiro da nossa imigração portuguesa no Canadá, João Pereira, um nativo da Ilha de S. Miguel, pessoa reconhecida na nossa comunidade pelo seu envolvimento na disseminação do associativismo pelo Ontário e o "fundador" da Rua dos Açores na Dundas Street West e o gerente da delegação do Banco Espírito Santo, em Toronto, Rui Ferreira, que, ao longo dos anos, vem dando todo o apoio aos projectos socioculturais desta Casa Regional.
|
José Ferreira (ex-presidente desta Casa) com a artista Michelle Madeira
Vários foram as entidades, tanto da gerência desta Casa como convidados que, na tribuna, se exprimiram em apoio da obra cultural e associativa que a Casa dos Açores, ao longo da sua existência, tendo vindo a realizar enaltecendo não só aquela região Atlântica como o nome de Portugal.
No final do jantar foi cortado o bolo de aniversário e distinguidos vários membros da nossa comunidade pelos serviços prestados à Casa aniversariante destacando-se com o "Açor de Ouro" o pioneiro João Pereira e o empresário Luís Pavão (júnior). O "Açor de Prata" foi atribuído ao artesão Aguinaldo Garcia e o ao gerente, Rui Ferreira, dos escritórios do BES (Banco Espírito Santo) em Toronto. Com a insígnia "Sócio de Mérito" foram contemplados Jack Oliveira, José Porto, Tobias Medeiros, Artur Leal, Amorim Clementino, Luís Câmara e José Morgado tendo também sido atribuídos várias bolsas de estudos.
Vista parcial do salão
Muitos também foram os representantes presentes de clubes e associações da nossa comunidade alguns dos quais memorizamos como o Amor da Pátria Community Centre, Sport Club Lusitânia de Toronto e o Operário Sport Club além doutros que olvidámos.
A presidente Lucília Simas com o chanceler do Consulado de Portugal em Toronto, Manuel de Sousa e a directora da Caixa Geral de Depósitos nesta cidade, Ana Ochôa
O trabalho de MC (Mestre-de-Cerimónias) este ao cuidado do jovem activista e membro da Direcção desta Casa, o Matthew Correia, que embora ainda com pouco mais de 20 anos de idade, é já, na nossa opinião, um excelente profissional nestas andanças não só nas festas que ao longo do ano decorrem na Casa dos Açores como também como apresentador do programa semanal televisivo de "Gente da Nossa".
Vista parcial do salão
No sector de entretenimento actuou no salão, naquele sarau, o grupo musical "Raízes", composto por 10 elementos, vindo propositadamente de East Providence, Nova Inglaterra/ Estados Unidos, para animar este aniversário com a sua excelente musica tradicional dos Açores e não só, tendo o baile ficado sob a tutela de DJ All Stars e sempre com boa e animada música de dança.
Vista parcial do salão
Voltar para Eventos Sociais |